Horta: objetivo (quase) cumprido

Ao longo do período os projetos que surgem com os alunos têm decorrido além paredes. Com o intuito de tornar cada atividade uma ferramenta útil para o dia-a-dia de cada um, as propostas lançadas levaram estes alunos a construir uma horta. 


Se o projeto se torna simples,ao olhar de todos, ao olhar destes aprendizes, torna-se um processo complexo e cheio de aprendizagens impossíveis de se tornarem claras entre as quatro paredes. 




Quanto estaremos dispostos a mudar para alcançar objetivos claros e possíveis de atingir, de acordo com a especificidade de cada um? 



Ao longo da semana e tornando claro um projeto de sustentabilidade, ou seja, de produzir para consumir, estes alunos tornam-se uns verdadeiros cúmplices de conhecimentos essenciais. 




Se o objetivo é que vivam em comunidade, que sejam capazes de desenvolver os papéis que lhes são atribuídos, não será, de forma individual, que essas competências se conseguem treinar. A cooperação na preparação do espaço, acompanhada pelos docentes, levou a que o trabalho soltasse algumas gargalhadas e companheirismo. 


Da preparação dos talhões, à exploração da terra utilizada, das sementes e de todo o material utilizado, tornou possível a existência de aulas ao ar livre, que se tornaram práticas e com um sentido de aprendizagem fundamentado na exploração e experimentação. 



Se o objetivo era construir uma horta, o mesmo está cumprido. 

Se o objetivo era tornar a horta numa sala de aprendizagens e de conceitos complexos, cumprido!
Se o objetivo era permitir o contacto com diferentes plantas, legumes e sementes, cumprido. 
Se o obejtivo era dar a conhecer o ciclo das plantas e dos legumes, este vai-se mantendo ativo, até começar a dar os seus frutos. 

se o objetivo era definir tarefas, responsabilidades e definir papeis, esse objetivo está a ser cumprido. 

Se o objetivo era permitir que trabalhem em conjunto e sejam uma comunidade que participa e se envolve, o objetivo começou a ser cumprido, e este tem sido um objetivo constante a ser trabalhado. 


Se poderíamos chegar e plantar ou semear e ir para a sala, poderíamos, mas certamente, não seria o mesmo. Certamente pensar além disso, é mais desafiante para todos os envolvidos! 

E se nos envolvermos, mais facilmente conseguiremos envolver e  conseguiremos fazer com que eles se sintam envolvidos... afinal, esse é o segredo da educação... 

Shiuuu! É segredo. 



Os especiais 
















 



Comentários