Compras diárias!

As atividades de promoção à autonomia, ou seja, o desenvolvimento da capacitação de competências que desenvolvem a autonomia e a potenciação do desenvolvimento de habilidades, levam a que o docente de Educação Especial apoie cada tentativa, seja um verdadeiro companheiro de aprendizagens, seja um desafiador e reconheça, no aluno, as potencialidades improváveis que o levem a desafiar-se a si mesmo. 

Ao serem estabelecidas as metas, de acordo com as necessidades e dificuldades do aluno, potencia-se a autoconfiança, a capacidade de concentração, motivação, resolução de problemas, autonomia,... sendo o maior desafio ultrapassar os próprios limites. Tornar cada momento como fundamental para ultrapassar limites é "colocar andaimes" em torno do aluno, (scaffolding), promover a zona de desenvolvimento proximal, ou seja, o amadurecimento de funções, habilidades, que ainda não se tornaram presentes e funcionais na vida de cada um.
Através deste desafio, e do ir mais além, desenvolvem-se momentos de enriquecimento pessoal e motivacional.

Num segundo momento da atividade e após a leitura da lista de compras, o aluno é confrontado com os preços e com a soma total dos produtos, de modo a que possa realizar o pagamento de forma correta.


Numa abordagem interdisciplinar, promovendo a transversalidade de conteúdos e de áreas, os alunos tornam o que se transmite teoricamente, numa perspetiva prática e funcional.


Ao realizar as transações monetárias, produto pelo dinheiro, o aluno vive cenários que o transportam para episódios ocorridos na vida diária. Este objetivo torna-se um meio para alcançar a autonomia, além muros escolares, promovendo um interesse e uma facilidade em situações semelhantes e reais.


Tornar as práticas próximas à realidade, é um meio para permitir que estes alunos alcancem o sucesso e, mais do que isso, se tornem autónomos no seu dia-a-dia.


Os especiais    

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